“Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos. Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” Mc 10: 43-45
Uma comunidade cristã pode refletir a qualidade de seus líderes. Uma liderança que não está comprometida ou envolvida com a missão de Deus pode resultar na morte lenta da sua igreja ou contribuir para um estado de mornidão espiritual. Os líderes sempre devem ser modelos do rebanho de Deus e sempre exercer a liderança com amor, respeito e muita dedicação.
Um líder que Deus deseja usar é alguém que almeja ser um servo de Deus e do povo. Muito mais importante do que ser líder, é ser servo da missão de Deus. Exemplos disso foram Moisés e Josué. Eles foram chamados por Deus para serem servos dEle e do povo, visando a libertação de Israel da escravidão do Egito e a condução dos israelitas para a terra prometida.
Outro exemplo é Jesus Cristo. Ele foi um líder-servo em todos os sentidos. Jesus foi enviado para trazer salvação ao mundo como o Ungido de Deus. Serviu a essa missão, vivendo como o Servo Sofredor, o Messias. Ao observar a vida de Jesus de um nível mais elevado veremos que tudo o que ele fazia estava a serviço da sua missão. Observe o que Ele diz: “A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra” (João 4:34). Como servo líder, Jesus deixou a mesa principal para servir às necessidades das pessoas. Ao mesmo tempo, compartilhou responsabilidade e autoridade com aqueles a quem chamou para liderar e, consequentemente, deu liberdade para liderar na missão recebida. Uma liderança zelosa e dedicada será encontrada no meio do povo, com o cheiro do “rebanho”, servindo às pessoas com bastante dedicação, zelo e alegria no coração.
A liderança zelosa sempre vai procurar conhecer o estado das ovelhas e cuidar delas (Pv 27:23). E, nesse cuidado haverá um pastoreio que visa a proteção da mente do rebanho com o reto ensino da suficiência das Escrituras, alimentando-o com a exposição do ensino bíblico público ou mesmo de casa em casa. E tudo isso tendo em mente que o rebanho pertence a Deus, e que ele, o pastor, é um cooperador de Deus nesta obra tão preciosa e nobre.
A liderança zelosa demonstra que a motivação do seu coração não são os interesses egoístas (1 Pe 5:2c). J. Oswaldo Sanders[1] diz que “a verdadeira liderança não é alcançada conseguindo a sujeição de pessoas ao seu serviço, mas mediante a nossa consagração ao serviço às pessoas. Isto nunca acontecerá sem que haja um preço a ser pago. Envolve a necessidade de beber o cálice amargo e experimentar o doloroso batismo do sofrimento”.
O verdadeiro líder espiritual está infinitamente mais interessado no serviço que ele pode prestar a Deus e a seus liderados, do que nos benefícios e prazeres que ele poderia extrair do trabalho. O seu propósito é servir à missão dada por Deus, e não se aproveitar dela por algum desejo ou objetivo puramente carnal e egoísta.
O apóstolo Pedro nos diz que o líder (presbítero/pastor) não é um dominador do rebanho. Mas que procura ser exemplo na palavra, no amor, no procedimento, na fé e na pureza. O líder zeloso e dedicado nunca procura o caminho da intimidação e manipulação do rebanho. Ele sempre vai lembrar que é um servo de todos; este líder, como Jesus (João 13), toma a toalha e a bacia para lavar os pés dos seus liderados, e faz isso com prazer.
Termino citando um autor desconhecido que diz: “Dá-me líder à altura de minhas montanhas, dá-me líderes humildes à altura de minhas planícies e líderes com impérios em seus propósitos, e eras (maturidade) em seus cérebros”.
Acredito que uma das marcas mais importantes numa liderança zelosa e dedicada seja um viver e o exercício do trabalho alicerçados na humildade e na dependência do Espírito Santo. E, por isso, o líder zeloso dedica grande parte do seu tempo ajoelhado diante de Deus em completa piedade e dependência.
Pr. Gilberto Rodrigues de Melo
[1] Steve Wingfield, J. Oswald Sanders e Gary G. Hoag. Liderança Espiritual. Ed. Pão Diário – PR. 2022.