GUIA DE ENSINO BÍBLICO PARA CRIANÇAS – 7 A 10 ANOS

Picture of Ed. Cristã Márcia G. G. Silva

Ed. Cristã Márcia G. G. Silva

Fazemos parte de uma Denominação que preza pelo ensino das Escrituras, daí estarmos alicerçados na Rocha. Se estivéssemos no mundo empresarial poderíamos dizer que esse é o diferencial da ICEB. Muitos pais participam das nossas igrejas justamente por esta razão, priorizam o ensino da Palavra de Deus.  Com esse diferencial estamos cumprindo a ordenança da Bíblia, que manda o povo de Deus ensinar os Seus mandamentos aos seus filhos e às gerações vindouras. O mundo jaz no maligno, a Palavra de Deus nos assegura isso. Mas ao contrário de isolarmos nossos filhos das Universidades, por exemplo, precisamos desde cedo prepará-los para serem sal e luz por onde passarem.

Reiteramos aqui a necessidade de se ter um planejamento de como será ensinado o conteúdo da Bíblia, de maneira que isso gere transformação nas nossas crianças. O ensino bíblico precisa ser formativo, ou seja, formar a criança para a próxima fase do aprendizado bíblico, garantindo assim uma base para receber a etapa seguinte.

A faixa etária de 7 a 10 anos é uma fase importante, como todas as outras, com o diferencial de que é uma preparação para a adolescência, período de grandes desafios para eles. E para esse trabalho contamos com uma excelente ajuda da Editora Cristã Evangélica, desde o planejamento até ao fornecimento de material didático que segue a filosofia da ICEB de excelência no ensino. No site da Editora é possível encontrar a opção “Consultoria para Planejamento Educacional”, que certamente beneficiará nossos diretores, professores e alunos no processo de ensino aprendizagem. A seriedade na elaboração de um bom planejamento é extremamente necessária para que as nossas crianças sejam formadas em adultos espiritualmente maduros que, além de permanecerem na fé, a defendam exatamente por estarem firmados em uma cosmovisão cristã.

Seguem aqui informações comportamentais importantes para esta fase:

Aspectos físicos, intelectuais e sociais: os músculos estão se desenvolvendo vagarosamente; se cansam facilmente; sujeitos a doenças; preferem fazer, que prestar atenção; seus sentidos são aguçados; gostam de escrever; são imitadores (estimular a serem imitadores de Cristo); estão desenvolvendo poderes de raciocínio; seu período de capacidade de atenção está em expansão (5 a 15 minutos); gostam de fatos e fantasias; têm boa memória; pensam de forma mais literal; gostam de brincar com os outros; são comunicativos; desejam ser crescidos; gostam do sexo oposto; respeitam as autoridades; inclinam a serem egoístas; desejam amizades íntimas; em geral, são cooperadores; gostam de atividades em que haja competição e atividades.

Como orientá-los: providencie atividades de modo que deem vazão às suas energias; alterne períodos quietos de atividades; dê oportunidades de trabalharem nos projetos de mesa; não espere trabalho minucioso por um período longo; use experiências sensoriais no ensino; providencie um ambiente limpo e arejado e esteja de sobreaviso quanto às doenças, como sarampo etc.; estimule-os a lerem o livro do aluno e versículos bíblicos; dê oportunidades de copiarem versículos; ensine-os a imitar o que há de bom nos personagens bíblicos; ajude-os a resolverem seus próprios problemas; divida a hora em três partes com atividades variadas; trabalhe com todos, mas faça distinção entre eles; ajude-os a se expressarem em grupo; cumpra as promessas e anime-os a decorar; evite simbolismo; seja digno do respeito deles; ensine-os a pensarem nos outros; apresente Cristo como melhor amigo; encoraje-os a trabalharem em grupos; providencie ambos os tipos de atividades, porém mais daquelas em que não haja tanta competição; tenha meninos e meninas na mesma classe.

Se faz necessário investir na formação bíblica das nossas crianças, e para isso é importante investir também nos nossos professores. Daí a importância de treinamentos direcionados principalmente ao desenvolvimento de uma sólida cosmovisão cristã, que os tornará atentos às vãs filosofias que estão permeadas nas teorias educacionais, nas mídias, na cultura vigente de modo geral. E que o ensino transmitido reflita, em primeiro lugar, o espírito de verdadeiro adorador de cada professor.

Ed. Cristã Márcia G. G Silva – ICE Catalão – GO